segunda-feira, 6 de julho de 2009

História

Situam-se nos subúrbios de Torres Vedras, a aproximadamente 2 Kms do centro da cidade, junto à Estrada Nacional nº 9, em direcção a Runa.
Começou em 1746 a utilização das águas e lamas dos Cucos. Contudo, só em 1866, foi nomeada uma Comissão que procedeu a estudos preliminares sobre as Águas Minerais e onde se localizavam as nascentes dos Cucos.Cerca de duas décadas depois com a chegada a Torres Vedras do primeiro comboio da linha do Oeste, foi então projectada a construção ,com traços do engenheiro António José Freire do complexo Termal das Termas dos Cucos,pelo então fundador e proprietário Sr. José Gonçalves Dias Neiva.
Memória de uma época em que o Termalismo se afirmava um pouco por toda a Europa, desvendam-nos as Termas do Cucos o romântico cenário de finais do Século XIX.
Embora actualmente encerradas, visitá-las é como viajar no tempo, de regresso a 1893, ano de que data o conjunto arquitectónico constituído por Balneário, «Buvette», Hotel, «Challets» e Casino.
A grande obra começou em Novembro de 1890, em meados de julho de 1892 já as Termas começaram a funcionar provisoriamente.
A 15 de Maio de 1893 foi então realizada a inauguração das " Termas Dos Cucos"

Sem comentários:

Enviar um comentário